O Guia Definitivo do Clareamento Dental

Você já deve ter visto em várias propagandas aqueles sorrisos perfeitos e bem branquinhos, tipo de ator e atriz, e você sempre se pergunta como posso ter um dente igual aqueles? Ou talvez você seja do tipo que só quer ter os dentes mais claros e bonitos. Na realidade, não IMPORTA. Esse artigo é para você que quer saber tudo e mais um pouco sobre clareamento.

– O que é o clareamento dental?
– Quem pode fazer?
– Quais técnicas existem?
– Quanto tempo vai durar?
– Quanto custa?
– Por que eu uso a pasta de clarear os dentes e eles não ficam brancos?

Ao fim deste artigo você terá todas essas dúvidas esclarecidas, e se ainda surgir alguma dúvida é só nos enviar nas áreas de comentários.

Boa leitura!

1 – Clareamento

O clareamento nada mais é do que o ato de limpar internamente o dente através de um gel. Porque você sabe que para limpar externamente os dentes nós utilizamos da pasta e escova de dente!!!!

Vou explicar melhor:

Quase tudo o que comemos ou bebemos tem pigmentos (conheça a lista com os 10 alimentos que podem manchar os dentes) e estes pigmentos vão se depositando na estrutura interna do dente fazendo com que eles fiquem escurecidos. Outros fatores também estão relacionados a pigmentação dos dentes, como: uso de antibióticos (Tetraciclina), dentes escurecidos por problemas de canal, fluorose e alterações na formação dos dentes.

Para resolver ou melhorar esse problema dos dentes escurecidos o cirurgião-dentista faz uso de um gel clareador. O gel clareador tem a propriedade de penetrar nos poros dos dentes combatendo esses pigmentos que ficam retidos ou impregnados.

2- Quem pode fazer

O Clareamento normalmente é indicado para pacientes maiores de 18 anos.

– Você que é menor de 18 anos e está lendo este artigo, não fique triste. Ao final do artigo nós temos uma boa notícia para você.

3- Quem não pode fazer

– pacientes que possuem próteses totais ou parciais.

– pacientes que fumam muito.
– pacientes que possuem dentes muito escurecidos podem não ter um resultado satisfatório.
– pacientes grávidas e lactantes.
– pacientes que apresentam muita sensibilidade nos dentes.
– pacientes com condições pré-cancerígenas.

Dica do Doutor:

Não é indicado realizar um tratamento de clareamento se você possui restaurações muito antigas, extensas e de coloração diferente dos demais dentes. Também não é indicado fazer clareamento se você apresenta problemas que exigem maior urgência no tratamento. (Inflamação e sangramento gengival, cáries, dentes que precisam ser extraídos)

4-  Quais técnicas existem

Atualmente, o dentista pode fazer uso de 3 técnicas de clareamento: caseiro, consultório e técnica mista supervisionada.

Clareamento Caseiro

É feito através da colocação do gel clareador em moldeiras personalizadas.

Conheça o passo-a-passo:

  1. Dentista avalia o caso
  2. Indica o clareamento caseiro
  3. Tira a cor dos dentes, fotografa, molda o paciente e solicita as moldeiras para o laboratório.
  4. Entrega os géis que vem em uma bisnaga para aplicar em casa.
  5. O paciente usa as moldeiras no período indicado pelo dentista.
  6. O dentista avalia a evolução do clareamento e pode entregar mais bisnagas de gel para melhorar a cor, caso for necessário.
  7. Faz a foto e tira a cor final dos dentes.
  8. Paciente sai FELIZ.

Dica do Doutor:

Existem diversas marcas e concentrações de géis. Cada fabricante fornece o tempo de ação do gel, ou seja, tem gel que age por até 2 horas, outros até 4 horas. A concentração normalmente é indicada pelo dentista de acordo com cada paciente. Evite colocar uma quantidade exagerada de gel na moldeira para não desperdiçar o material e para não ficar com gosto ruim na boca. Não tem problema dormir com a moldeira.

Clareamento Consultório

Mais conhecido como o clareamento a Laser, é feito pelo dentista aplicando o gel diretamente sobre os dentes.

Conheça o passo-a-passo:

  1. O dentista avalia o caso.
  2. Indica o clareamento de consultório.
  3. Tira a cor dos dentes e fotografa;
  4. Protege os dentes e usa um afastador para proteger a bochecha;
  5. Aplica o gel sobre os dentes a serem clareados, podendo usar a luz do LED ou Laser para acelerar o tempo do clareamento.
  6. Repete o procedimento em outras sessões.
  7. Avalia a evolução do clareamento e pode realizar alguma sessão adicional para melhorar o resultado.
  8. Faz a foto e tira a cor final dos dentes.
  9. Paciente sai FELIZ.

Dica do Doutor:

Da mesma maneira que o clareamento caseiro, existem diversas marcas e concentrações de géis. O dentista deve saber indicar o que usar de acordo com cada paciente.

Técnica Mista Supervisionada ou Dual.

A técnica mista consiste em aplicar as duas técnicas durante o tratamento de clareamento dental.

  • Por que fazer a técnica mista?

A técnica de clareamento mista mescla a rapidez da sessão em consultório com a versatilidade do clareamento caseiro. Ele trás o beneficio das duas técnicas, podendo levar a resultados mais duráveis.

Se você chegou até aqui, você quer saber a resposta de uma das perguntas que fizemos lá no inicio.

6-  Quanto tempo dura o Clareamento?

Não existem pesquisas que afirmam a duração do Clareamento. Eles normalmente dão uma previsão de 1 a 3 anos.

Não ficou satisfeito com a resposta? Vou explicar!

Bom, pra resumir a história vamos considerar dois fatores: os seus hábitos e o resultado que você atingiu no clareamento.

Se você é daquelas pessoas que adora uma coca, café, uma macarronada com aquele molho bem vermelho, um suco de uva ou se tem hábitos não saudáveis como o fumo, o resultado do seu clareamento pode não ser tão longo.

O segundo fator é que tem pessoas que atingem resultados melhores durante o tratamento do que outras. Isso pode estar ligado a vários motivos, tais quais: indicação da técnica, compromisso do paciente com uso das moldeiras, origem da pigmentação, dentes muito escurecidos e o uso de alimentos com corantes durante o tratamento.

Dica do Doutor:

Evite durante o tratamento ingerir ou beber EXAGERADAMENTE alimentos que contenham corantes. Isso pode prejudicar no resultado final.

7 – Quanto custa?

Dar o preço para um tratamento é algo não permitido pelo Conselho que regulamenta os profissionais de Odontologia.

Mas não custa dizer que o dentista está apto a te dar todas essas informações no ambiente do consultório, após um exame minucioso e detalhista. Afinal são muitos anos de estudo e esforço para poder proporcionar aos pacientes os melhores tratamentos. Valorize o profissional que cuida da sua saúde.

O preço é algo que varia muito de profissional para profissional. Você pode encontrar valores de R$600,00 até R$2000,00 ou mais. Talvez alguns vão pensar: Nossa que caro!!! Porém não compreendem todas os custos que envolvem um consultório até fornecer um preço para os pacientes.

Enfim, a dica que dou é que se você tiver vontade e desejo de fazer um clareamento, procure um profissional de confiança e solicite um orçamento. Com toda a certeza você ficará muito satisfeito com o resultado.

8-  Por que eu uso a pasta de clarear os dentes e eles não ficam brancos?

Pastas clareadoras não funcionam!

Por que? Por que? Por que?

Para poder ter o efeito de clarear a pasta teria que ficar em contato com a superfície do dente, e como nós escovamos os dentes e logo enxaguamos a boca, tiramos o efeito do componente clareador.

Aí você pensa: Então vou passar a pasta nos dentes com o dedo e depois dormir… Bom, não pense e nem tente isso.

O que essas pastas podem fazer é dar um leve polimento na superfície dos dentes pois elas têm algumas micropartículas que quando escovadas limpam e dão polimento. O efeito final é que quando a luz incide sobre os dentes eles brilham mais, dando um efeito de estarem mais claros.

E as tiras de clareamento?

Elas funcionam, porém, para ter um efeito legal são necessárias várias aplicações e o efeito não é tão duradouro. Além do que comprar vários kits desses acaba não compensando. E tem pessoas que usando sem qualquer supervisão acabam provendo algumas leves queimaduras na gengiva.

Dica do doutor:

Sempre tenha a supervisão de um profissional. Aquela máxima funciona bem: O barato sai caro!

BÔNUS

Sou menor de 18 anos e quero fazer clareamento. Como faço?

Os estudos mostram que o clareamento não faz mal aos dentes. A única coisa que é necessária é o livre consentimento dos pais. Porque eles tem responsabilidade legais sobre seus filhos menores de 18 anos.

Logo, se você deseja ter os dentes brancos e tem menos de 18 anos, o clareamento está liberado. Só precisa que seus pais se responsabilizem por você.

Para finalizar:

SORRIA MUITOOOO

Conclusão

Bom, para você alcançar um sorriso bonito não é tão difícil quanto parece. Após a leitura deste artigo você já tem todas as informações necessárias para decidir fazer o clareamento. Já sabe quais as indicações, as técnicas, como escolher um bom profissional e os critérios envolvidos para fazer essa escolha.

Caso você esteja no grupo de pessoas que não pode realizar o clareamento, não se preocupe ou fique triste. Em nosso blog você terá maiores informações sobre outros tratamentos que podem fazer você sorrir mais.

O nosso objetivo é poder contribuir no seu aprendizado.

E lembre-se: Sorrir faz bem!

Nos encontramos no próximo artigo.

Forte abraço!

P.S: Se surgiu alguma dúvida, pergunta ou sugestão deixe sua mensagem abaixo, e nós conversaremos com você!

    Write a comment