[INFOGRÁFICO] Avulsão Dentária: Saiba o Que Fazer Quando o Dente Sai Da Boca e Evite o Desespero.

Bom, se você chegou até aqui porque um acidente acabou de acontecer com o seu filho ou alguém que você conhece e ele perdeu o dente da frente, então procure ficar calmo e acompanhe o infográfico logo abaixo, tenho certeza que vai te ajudar. A avulsão dentária é um trauma dental de grande gravidade.

Os traumas dentários são mais comuns do que pensamos:

  • a avulsão dentária representa aproximadamente 15% das lesões traumáticas na dentição permanente, ocorrendo com mais frequência em pacientes de 7 aos 12 anos de idade.

  • a maior prevalência de avulsão dentária de dente permanente ocorre no sexo masculino, principalmente, na idade de 5 a 15 anos, sendo que a maioria dos incidentes ocorre no mês de férias (72%), durante atividades desportivas e recreativas (39%), quedas e acidentes (33%), violência interpessoal (15%), acidente rodoviário (7%).

  • Os dentes incisivos centrais e laterais, são os que mais sofrem avulsão respectivamente.

Caso o acidente que aconteceu mas o dente não saiu totalmente do alvéolo e você também não sabe o que fazer, então leia este artigo: Manual do Dente Quebrado. Clique Aqui.

Pensando na importância do assunto, o Blog do Dr. Henrique Masson produziu um rico infográfico com informações sobre a avulsão dentária, tratamentos e recomendações.

Clique aqui ou na imagem abaixo para baixar uma versão em alta qualidade desse infográfico:

Você gostou desse Infográfico sobre a Avulsão Dentária?

Esse infográfico é compilado de informações úteis para as pessoas que estão passando por este problema e para profissionais que desejam informar de forma simples e direta os seus pacientes.

Espero que você tenha gostado das informações dele. Entender o significado deste grave trauma é muito importante para todos nós. Veja os exemplos:

  • A conduta de uma mãe, pai, professora, avó, amigo ou colega pode mudar em relação ao senso comum.
  • Profissionais podem fazer o bom uso das informações e orientar seus pacientes.
  • O simples fato de reposicionar o dente no alvéolo ou mantê-lo em meio adequado pode salvar de uma sequela para o resto da vida.
  • Ações simples de proteção individual podem reduzir a gravidade do problema.

Se você gostou desse artigo e infográfico, por favor compartilhe com seus amigos.

E para receber mais infográficos como esse, basta se cadastrar na nossa lista de email para ser o primeiro a receber novas atualizações!

[mc4wp_form id=”146″]

PARTE #1: O que é Avulsão do Dente?

avulsão dentária é a completa retirada do dente do alvéolo de origem.

As estruturas que podem ser afetadas em uma avulsão são: polpaligamento periodontalcemento e osso alveolar. Essas estruturas fazem parte do dente e das regiões vizinhas e extremamente necessárias para o dente ficar retido no alvéolo, além da manter sua função e nutrição.

Os traumatismos dentários são relativamente comuns em considerável parcela da população e podem até ocasionar perdas dentárias, podendo ter como consequência também traumas psicológicos.

Isso se torna mais crítico quando o pronto atendimento não é conduzido de forma a favorecer a permanência do elemento dentário na cavidade oral. Para minimizar esses danos, existem alguns protocolos de tratamento para dentes traumatizados que podem ser seguidos, o que não garante uma resposta favorável, mas aumenta a chance de sucesso.

PARTE #2: Quando Acontece a Avulsão do Dente?

Veja algumas estatísticas sobre a avulsão dentária:

  • a avulsão dentária representa aproximadamente 15% das lesões traumáticas na dentição permanente.
  • a maior prevalência de avulsão dentária de dente permanente ocorre no sexo masculino, principalmente, na idade de 5 a 15 anos
  • 72% dos incidentes ocorre no mês de férias 
  • 39% durante atividades desportivas e recreativas
  • 33% quedas e acidentes
  • 15% violência interpessoal
  • 7% acidente rodoviário
  • os dentes mais acometidos nas atividades desportivas e recreativas são os incisivos centrais e laterais.

PARTE #3: O Que fazer Quando o Dente é Expulso?

Primeiro, se teve um acidente e a pessoa perdeu o dente, porém está inconsciente, a conduta correta é achar o dente e ver se é possível reposicionar no alvéolo. Caso não seja possível, o dente deverá ser guardado em solução úmida igual descrita no infográfico.

É essencial levar a pessoa ao hospital para fazer exames e verificar as condições neurológicas e após a estabilização do quadro ir visitar o dentista. Sendo que o tempo ideal deve ser abaixo de 120 min.

Olha que interessante este estudo feito por Bittencourt (colocar referência):

Eles avaliaram  a conduta de professores diante de uma situação de urgência de avulsão dental, já que passam mais tempo com as crianças.

De 160 entrevistados:

  • apenas 21,9% deles reposicionariam o dente no alvéolo
  • desta amostra de 21,9%:  52,2% reinplantariam imediatamente, enquanto 42,8%, só após consultar os pais ou o cirurgião-dentista.
  • Já aqueles que não reposicionariam o dente no alvéolo, 26,4% armazenariam em um recipiente vazio; 20% com água; 12% jogariam o dente fora; e apenas 0,8% colocariam o dente na saliva.

Afinal, qual é a conduta ideal?

Depois de ocorrida a avulsão, o ideal é que se reimplante o dente imediatamente.

Nos casos onde a pessoa está consciente e perdeu o dente, porém não foi possível reposicionar o dente novamente, ela deve ser conduzida imediatamente para o dentista.

Lembrando que o tempo e meio de conservação é muito importante para um bom prognóstico.

PARTE #4: Qual o Meio de Conservação Ideal?

Em um estudo de Revisão de Literatura sobre qual o melhor meio de conservação do dente (tipo de estudo quando se pesquisa tudo o que já foi falado sobre o assunto) chegou a seguinte conclusão:

HBSS e ViaSpan tiveram os melhores resultados, apresentando grande potencial de manter as células do ligamento periodontal viáveis após a avulsão.

leite demonstrou resultados satisfatórios, boas propriedades, baixo custo e fácil disponibilidade à população, sendo este o meio ideal para armazenamento de dentes avulsionados, quando HBSS e ViaSpan forem indisponíveis.

O HBSS (Solução salina balanceada de Hank)  – é a solução recomendada pela Associação Americana de Endodontistas e pela Associação Internacional de Traumatologia Dentária como meio de armazenamento de escolha para dentes avulsionados.

A comercialização dessa solução nos anos 90 tornou fácil sua compra em alguns países como Estados Unidos e Europa.

No BRASIL pode ser encontrado em lojas específicas como esta e esta aqui.

O ViaSpan  foi desenvolvido para armazenagem a frio de órgãos durante transplantes. Sua composição faz com que ele seja um meio muito eficaz para a manutenção e crescimento das células do ligamento periodontal. Porém, não encontrei onde fosse comercializado no Brasil.

Existem ainda outros meios mais simples de armazenagem, mas não são tão efetivos, como : água de coco, água, saliva, chá, gatorade, etc. O meio mais eficaz segundo o estudo foi o Leite.

Segue a dica:

Armazene o dente avulsionado em um pote com leite e leve ao dentista

PARTE #5: Qual a Melhor Conduta do Dentista?

A conduta do dentista dependerá de 3 pilares:

  • raiz do dente totalmente formada (rizogênese completa) ou incompleta (rizogênese incompleta)
  • tempo do dente fora da boca
  • meio de conservação

Dentes com Rizogênese Incompleta

primeira situação é para os casos em que o dente não foi reimplantado no local e foi armazenado em meio adequado e com tempo menor que 120 minutos, deve-se limpar o dente com solução salina (soro fisiológico), e remover o coágulo sangüíneo do alvéolo também com essa solução, e depois disso reimplantar o dente.

Deve ser feita a administração de antibiótico e manter o dente com contenção flexível por 2 semanas. Caso não seja observada revascularização pulpar durante as consultas de retorno, deve-se dar início ao tratamento endodôntico.

segunda situação é para os casos em que o dente não foi reimplantado, não foi armazenado em local ideal e o tempo ultrapassou os 120 minutos, neste quadro deve-se descartar o reimplante do dente. Na realidade esta abordagem é o protocolo adotado pela IADT ( Associação Internacional de Trauma Dental).

Os paciente devem ser monitorados e o espaço ausente do dente deve ser reposto com uma solução protética provisória até que se tenha a idade adequada, por volta de 18 anos, para realizar implante dentário.

Dentes com Rizogênese Completa

primeira situação, é quando o dente foi armazenado em meio adequado e o paciente procurou o cirurgião dentista em menos de 120 minutos, preconiza-se que deve lavar a região do alvéolo com solução salina, sem esfregar, caso o dentes esteja muito contaminado, e mantê-lo em solução salina enquanto se remove o coágulo do alvéolo.

A lavagem adequada do dente é para eliminar ou reduzir a contaminação da superfície da raiz e da polpa antes do reimplante, bem como terapia com antibióticos, que é considerada essencial em todos os casos de avulsão e deve ser iniciada no momento do reimplante e antes do tratamento endodôntico.

Feito isso, deve-se reimplantar o dente lentamente e com pressão digital suave, suturar possíveis dilacerações, realizar contenção flexível por 2 semanas, e iniciar tratamento endodôntico de 7 a 10 dias após o acidente.

segunda situação é para os casos em que o elemento dentário ficou fora do alvéolo em meio inadequado ou seco por mais de 120 minutos, o prognóstico é muito desfavorável a longo prazo.

Isso se deve ao fato de as células do ligamento periodontal estarem necrosadas, portanto não haverá restabelecimento das células, o que se espera que ocorra com esse reimplante é um processo de anquilose (dente se adere ao osso).

Nesse caso, o tratamento de escolha consiste na remoção do ligamento periodontal e tratamento da superfície radicular por meio de substâncias químicas, antes do reimplante. Deve-se remover o coágulo presente no alvéolo com solução salina.

O dente deve ser imerso em solução de fluoreto de sódio 2% por 20 minutos, e depois disso deve ser reimplantado lentamente e com leve pressão digital. A estabilização com contenção flexível deve ser estabilizado por 4 semanas.

O tratamento endodôntico deve ser realizado extra ou intraoral, sendo que quando realizado antes do reimplante o paciente não será submetido a procedimentos adicionais, tais como: radiografias, anestesia, dentre outros.

PARTE #5: Recomendações

 

Algumas recomendações e avisos são necessárias após a consulta de urgência.

Como já mencionado anteriormente a conduta ideal é reimplantar o dente imediatamente após a avulsão dentária, este procedimento terá um melhor prognóstico. Em dentes com raízes incompletas pode-se ter a revascularização e o restabelecimento da nutrição do dente.

No caso das raízes completas, o melhor prognóstico após o reimplante imediato do dente  é retardar o processo de anquilose e reabsorção externa da raíz, porém o canal deve ser tratado após o trauma.

Para as 3 abordagens para as situações de avulsão, reimplante imediato, reimplante tardio em meio adequado e reimplante tardio e meio inadequado o dentista deve realizar a contenção flexível, a higienização da área traumatizada e a ministração de antibióticos.

Outro ponto essencial é o acompanhamento e controle dos casos de trauma. Ao longo dos anos a resposta do dente pode mudar, como também pode-se iniciar o processo de reabsorção óssea que leva a perda do elemento dentário. Quanto mais rápida é a abordagem melhor é o prognóstico do caso.

A grande maioria dos casos de avulsão acontecem em crianças e pré-adolescentes. Uma maneira muito eficiente para minimizar este problema, são as ações de prevenção.

orientação dos pais, responsáveis e professores sobre a abordagem correta frente a avulsão dentária ajuda muito no bom andamento do caso.

O uso de equipamentos de proteção como capacete e protetor bucal, podem reduzir drasticamente os efeitos sobre os dentes frente a um possível acidente.

Portanto, o uso destes equipamentos deve ser estimulado nas brincadeiras e nos esportes de contato.

Conclusão

Durante a apresentação do infográfico sobre a avulsão dentária nós vimos a importância de saber o que fazer neste momento de desespero. Após o acidente é muito comum se assustar com o choro da criança, com o sangramento e nosso corpo entra em estado de choque e a última coisa que lembramos é de procurar o dente avulsionado.

Portanto, não se esqueça de manter a calma e se achar que tiver condição de reposicionar o dente no alvéolo você deve fazê-lo. Esta sua ação pode mudar muito a resposta do corpo frente ao trauma.

Caso não seja possível reimplantar o dente no momento do acidente você também já sabe o melhor meio de armazenamento disponível: o leite.

Ainda em tempo quero lembrar a importância de procurar o dentista para prosseguir com a melhor conduta possível. Afinal, o objetivo  é poder devolver o sorriso,  evitar o trauma do acidente e o trauma psicológico de perder o “dente da frente”.

Uma vez mais quero te pedir que se achou útil essas informações ou se te ajudou em momentos de apuros, então compartilhe com seus amigos, com os professores, diretores de escola e também entre os profissionais de Odontologia.

Espero ter te ajudado.

Grande Abraço,

Lembre-se: Sorrir faz bem!

P.S: Qualquer dúvida que tiver é só escrever por aqui na área de comentários ou me procurar nas redes sociais. Ficarei feliz em poder te ajudar.

Fontes:

As fontes estão descritas no rodapé do infográfico.

    Write a comment