A maior referência de belos sorrisos vem das novelas ou das redes sociais, muito conhecido como dentes de porcelana.
Você concorda?
Sorrisos brancos e bem alinhados! Uma perfeição.
Digo isto porque quero te explicar os segredos dos dentes brancos, e tirar as suas dúvidas sobre os tratamentos que podem ser feitos com as porcelanas muito utilizadas pelos artistas.
Por exemplo, você já ouviu falar nesses nomes?
- lente de contato dental
- faceta de porcelana
- coroa de porcelana
Fique ligado!
O objetivo deste artigo é te explicar de uma forma simples e clara sobre os dentes de porcelana e te mostrar como os tratamentos estéticos podem transformar sorrisos.
1. O que é Porcelana?
Para começar eu preciso te explicar o que é a porcelana!
A porcelana são vendidas no mercado em diferentes apresentação. Para simplificar devemos entender que a mistura entre as duas fases da porcelana vão definir as propriedades deste material, independente do tipo. Por exemplo, porcelanas podem ser mais resistentes ou ter melhores propriedades óticas, dependendo da proporção entre os materiais.
As formas de apresentação mais comuns são:
- pó e liquido
- porcelana em pastilha
- porcelana em bloco
Você sabia?
As cerâmicas foram utilizadas como material odontológico pela primeira vez em 1774 na fabricação de dentes para uma prótese total pelo químico Alexis Duchateau e pelo dentista Nicholas Dubois.
2. Conheça as propriedades da Porcelana
Os procedimentos estéticos com porcelana tem sido cada vez mais usados nos consultórios e as suas propriedades ajudam a entender o porque o número de procedimentos cresce tão vertiginosamente.
Vamos entender um pouco mais sobre as principais propriedades:
- biocompatibilidade: quando colocada no ambiente bucal ela permanece estável, não causando danos aos tecidos. (dente, gengiva, mucosa)
- resistência ao desgaste e a compressão: a porcelana apresenta excelente resistência quando exposta aos esforços mastigatórios.
- estabilidade de cor: elas não sofrem variação de pigmentos externos, mantendo a mesma cor ao longo dos anos.
- biomimetismo: porcelanas podem imitar as características anatômicas, funcionais e estéticas de um dente.
- baixa condutibilidade térmica e elétrica: não transmite estímulos térmicos (calor e frio) e elétricos ao dente.
- Lisura superficial: sua superfície é mais lisa que a do dente e retém menor quantidade de placa bacteriana.
Vários estudos de acompanhamentos clínicos têm demonstrado bons resultados na utilização de restaurações cerâmicas em área estética, a adaptação marginal ( interface entre dente, porcelana e gengiva) e a boa relação com os tecidos periodontais resultam em longevidade para o tratamento.
3. Conheça os tipos de Porcelana
A utilização de restaurações de porcelana já são empregadas na odontologia há bastante tempo. O uso das coroas metalocerâmicas (infra-estrutura de metal e recobramento estético de cerâmica) ainda é bem comum nos consultórios pelo Brasil, ela foi a responsável por substituir as restaurações totalmente metálicas.
Contudo, o avanço da tecnologia e do processamento dos materiais odontológicos, nos permitiu levar a porcelana a outros patamares, tanto que nos dias atuais ela é o material mais indicado para tratamentos estéticos e protéticos.
Tanto que ao longo dos anos foram desenvolvidos diversos tipo e sistemas, poderia falar sobre cada um deles, porém ficaria um artigo muito técnico, por isso vou resumir em 4 tipos (mais utilizadas), visto que temos mais de 1o tipos.
Porcelana Feldspática
As cerâmicas feldspáticas foram as pioneiras no uso clínico diário.
Conheça mais sobre ela:
- características: ótima qualidade estética devido a suas propriedades óticas.
- indicação: coroas de metalocerâmica, inlays, facetas e lentes de contato.
- desvantagem: baixa resistência.
A porcelana feldspática, é o tipo de porcelana que melhor mimetiza as características do dente, ceramistas experientes conseguem reproduzir, num processo artístico e artesanal, todas as propriedades ópticas do dentes.
Porcelanas reforçadas
Para minimizar as desvantagens da porcelana feldspática, os fabricantes e pesquisadores começaram a mudar a composição deste material.
Várias soluções foram criadas, vou citar algumas:
- cerâmica reforçada por alumina e leucita
- cerâmica infiltradas com vidro de alta resistência (Inceram-Vita)
- cerâmicas prensadas
- cerâmica Dicor
- cerâmica reforçada com dissilicato de lítio (IPS Empress)
Os diferentes tipos de procelas reforçadas, de alguma maneira, melhoraram as propriedades mecânicas do material. Porém a maioria destes sistemas estão em desuso ou são pouco utilizados nos consultórios atualmente.
Porcelana IPS. e.Max
Este sistema merece destaque, porque trouxe uma opção muito versátil para os dentistas. E os maiores beneficiados foram os pacientes.
Vou explicar o porque:
O sistema e.Max apresenta em seu portfólio alguns tipos de porcelana ( e.Max Press, e.Max Cad, e.Max Zirpress, e.Max ZirCAD, e.Max Ceram) que podem realizar todo o tipo de trabalho protético:
- facetas, lentes de contato, fragmentos cerâmicos, inlays, onlays, coroas parciais, coroas anteriores e posteriores, próteses de 3 elementos na região anterior ou até de segundo pré-molar e próteses sobre implantes. (e.Max Press)
- coroas anteriores, facetas e coroas posteriores unitárias. (e,Max Cad)
- Infra-estrutura de próteses fixas, infra-estrutura de protocolos sobre implantes e copings de coroa (e.Max Zirpress e E.max ZirCad)
O novo sistema IPS e.max da Ivoclar Vivadent apresentam características estéticas de cor, translucidez e opacidade, biomimetizando a estrutura dentária, além de serem altamente resistentes.
Porcelanas fresadas (sistema Cad/Cam)
Você gosta de tecnologia?
Então, você ficará “assustado” com este sistema.
Este tipo de porcelana não diz respeito a sua composição, porém ao método que é utilizado para fazer as peças protéticas.
Basicamente, temos 2 etapas: clínica e laboratorial:
- clínica – o dentista realiza o preparo do dente e depois faz a moldagem. Porém, a moldagem é feita por um scanner intra-oral e a imagem obtida fica armazenada no computador.
- laboratorial – No programa de computador o protético ou dentista constroí a faceta, e manda essas informações para uma fresadora, que fica com o trabalho de reproduzir o “dente de porcelana”, como podemos ver no vídeo acima.
Existem várias marcas e tipos de porcelanas que podem ser fresadas, a escolha do material vai depender da indicação do tratamento.
Descubra 07 tipos de tratamentos com dentes de porcelana
Até o momento nos conhecemos o que é, as propriedades e os tipo de porcelana.
Agora quero te apresentar em detalhes, o que é possível fazer com as porcelanas para alcançar um sorriso lindo. Como eu disse na parte acima, a evolução da tecnologia permite um número cada vez maior de procedimentos, inclusive os estéticos.
Acompanhe agora, os principais tratamentos com dentes de porcelana.
1. Lente de contato dental
A lente de contato dental é o tratamento que mais pode transformar um sorriso com rapidez e previsibilidade. As lentes são capas ultrafinas de porcelana e tem espessura menor que 1mm.
Conheça alguns benefícios desse tratamento:
- O primeiro motivo, insuperável, é o desgaste mínimo dos dentes – Você não precisa mais ter medo de fazer tratamentos estéticos pensando que seus dentes vão ficar todos desgastados ou que sentirá dor;
- Os resultados estéticos são simplesmente sensacionais;
- Melhora a forma dos dentes – As lentes de contato têm a capacidade de alterar a cor, a forma, o volume, a altura e a espessura, o que deixará seu sorriso muito mais belo e harmônico;
- Melhora a função dos dentes – Os benefícios não são apenas estéticos, as lentes de contato podem promover um equilíbrio das forças de mastigação, além de proporcionar a correção das guias dentais, movimentos responsáveis pela proteção dos dentes e articulação, e;
- Você vai SORRIR muito mais!
Esta gostando deste artigo? Você quer conhecer mais sobre o tratamento com Lentes de Contato?
Então baixe gratuitamente:
2. Faceta de Porcelana
As facetas são bem parecidas com as lentes de contato dental. Antes da popularização das lentes de contato, a faceta era o procedimento escolhido para reabilitações estéticas.
Você pode perguntar: Mas elas ainda são utilizadas?
Sim, com toda a certeza.
Basicamente, o que diferencia entre as facetas e as lentes é a espessura da porcelana, e o que muda na indicação é tipo de estrutura dentária remanescente, ou seja, a quantidade de estrutura dental sadia para realizar o tratamento, que no caso das facetas a estrutura remanescente é menor.
Entretanto, a qualidade do resultado estético também é perfeito.
A espessura da faceta normalmente tem 1,5mm.
Indicações:
- Dentes escurecidos ou manchados
- Dentes que tem grande quantidade de restaurações
- Dentes fraturados
- Substituição de facetas de resina
- Dentes com hipocalcificação
A desvantagem do uso das facetas é que elas promovem maior quantidade de desgaste no esmalte dental. Por isso, que elas só serão indicadas quando as lentes não puderem ser usadas.
Outro inconveniente é que os dentes após os desgastes podem ficar sensíveis, além de necessitarem do uso de provisórios.
3. Coroa de Porcelana
A coroa de porcelana recobre totalmente o dente. Elas são indicadas para dentes com grande destruição causadas por fraturas ou cáries, e em casos de dentes muito escurecidos.
Por muito tempo, o tratamento mais indicado para esses casos eram as coroas metalocerâmica que possuía uma infra-estrutura metálica, denominada coping, com recobramento estético de cerâmica.
Este tratamento proporcionou aos pacientes a possibilidade de devolver a estética e função, entretanto, esta modalidade apresentava alguns inconvenientes.
As porcelanas de ultima geração possibilitou a utilização de coroas totalmente estética sem uso de metal.
Veja na foto a diferença entra uma coroa metalocerâmica (com presença de metal) e “metal free” (livre de metal).
As vantagens das próteses de cerâmicas puras em relação às metalocerâmicas são:
- a otimização da estética pela transmissão da luz pelo coping e a cobertura;
- ausência de margem metálica;
- não possuem zona de sombreamento;
- condutibilidade térmica reduzida devido a ausência de metal não gerando resposta pulpares adversas;
- radiolucidez do material;
- menor dano ao periodonto devido a lissura da porcelana na região cervical (área entre gengiva e dente).
Assim como a metalocerâmica, as coroas de porcelana possuem um copping, responsável por barrar a cor escurecida do pino metálico ou do remanescente dental, porém o copp\ing é estético.
Em alguns casos são indicados coroas pura de porcelana que otimizam a estética final.
4. Inlay, Onlay e Overlay
Antigamente, quando o dente perdia parte de sua estrutura dental e não podia ser restaurado por uma restauração de resina feita em consultório, o dente necessariamente tinha que ter o seu canal tratado, feito núcleo e coroa. No longo prazo esta abordagem diminui consideravelmente o tempo de vida do dente.
A evolução da Odontologia permite tratamentos cada vez mais conservadores e que preservam os dentes.
As Inlays, Onlays e Overlays (vista na foto, respectivamente, da esquerda para a direita) são usados na reconstrução parcial de um dente. O que diferencia entre os 3 tratamentos é o grau de destruição do dente.
A indicação deste tratamento é para dentes com grandes, médias e pequenas destruição, seja por cárie ou fratura. O material utilizado é porcelana.
- Dentes com pequena destruição, restringida aos sulcos dentais são indicadas para inlay.
- Dentes com média destruição, perda de uma ou mais cúspides são indicadas para onlay.
- Dentes com grande destruição, perda de todas as cúspides são indicadas para overlay.
A vantagem destes tratamentos são:
- preservação da estrutura remanescente
- estética
- durabilidade
- resistência
No consultório, o dente é preparado, processo onde são removidos a cárie e áreas de retenção, depois é feita a moldagem dos dentes. A execução das peças de porcelana são feitas em laboratório. Após finalizadas, as peças são cimentadas nos dentes.
5. Coroa sobre implante
A coroa é o nome dado a uma peça protética que repõe um dente, no caso dos implantes as coroas vão repor dentes ausentes. A coroa sobre implante pode ser cimentada ou parafusada.
O que define a indicação entre os dois tipos são: tipo e posicionamento de implante, conexão protética e o local a ser reabilitado.
Normalmente, a coroa é conectada ao implante por um componente protético, chamado de abutment, em áreas estéticas este componente pode ser feito zircônia para minimizar a colorarão acinzentadas dos componentes metálicos.
Reabilitar um paciente que perdeu o incisivo central (dente da frente) com coroa sobre implante, é um dos maiores desafios para o cirurgião-dentista.
6. Fragmento Cerâmico
Os fragmentos cerâmicos são soluções ultraconservadoras para casos estéticos, apresentam a mesma espessura das lentes de contato, mas de tamanho menor. Eles são indicados para fechar pequenos espaços em dentes anteriores.
Veja na imagem abaixo:
7. Protocolo cerâmico
A prótese tipo protocolo é indicada para pacientes desdentados totais, ela é uma prótese fixada sobre implantes.
Quer conhecer mais sobre próteses dentárias?
Então CLIQUE AQUI e veja nesse artigo: Descubra 12 tipos diferentes de prótese dentária
O protocolo cerâmico traz naturalidade, beleza e segurança para os pacientes, além de ter estética muito superior a próteses de resina acrílica.
Conclusão
Ao longo deste artigo nós aprendemos diversas características das porcelanas.
Acredito que a quantidade de informação sobre elas ajudam você a tomar decisões sobre tratamentos estéticos e reabilitadores.
Podemos comparar a compra de um carro, afinal, ninguém compra um carro sem antes pesquisar o modelo, tipo, indicação, consumo, durabilidade e conforto. Por este motivo que apresentei um panorama sobre as porcelanas e as indicações dos tratamentos que podemos realizar com elas.
Outro ponto importante que sempre coloco em meus artigos é que a escolha de qualquer procedimento deve ser precedida por um exame clínico e avaliação minuciosa do cirurgião-dentista.
Qualquer dúvida que você tenha, estou a disposição para te ajudar.
Grande abraço!
Lembre-se: Sorrir faz Bem!