Não tem jeito, eles estão sempre lá… nas fotos, nos sorrisos, nas selfies, no espelho.
Isso mesmo…
Dentes amarelados!
Você sofre deste mal?
Está frustrado por comprar pastas de clareamento, usar receitas caseiras, escovar os dentes com muita força e nada resolver.
Nesse artigo quero te explicar as 6 causas mais comuns para os dentes ficarem amarelados. E ainda vou deixar algumas dicas de tratamentos que podem te ajudar a resolver este problema.
Veja algumas das causas:
- genética
- comidas e bebidas
- fumo
Continue lendo e veja as outras causas e identifique quais delas te acompanham.
Conhece algum tratamento que ajuda a deixar os dentes mais brancos?
Segue a lista dos tratamentos:
- Clareamento dental
- Microabrasão
- Raspagem e limpeza
- Reabilitações estéticas
- Lentes de contato dental e facetas de porcelana
Não deixe de ler até o final e descubra qual o tratamento pode te ajudar a chegar ao tão sonhado sorriso branco!
1. Genética
Então a culpa é do seu pai e da sua mãe!
Brincadeiras a parte, a razão número um da nossa lista é a genética. Os fatores hereditários herdados dos nossos pais expressam o que somos, e com nossos dentes não é diferente.
Simplesmente, algumas pessoas têm maior probabilidade de terem a cor amarela mais predominante nos dentes.
Semelhante a cor de seus olhos, você pode simplesmente nascer com dentes que parecem mais amarelos (ou mais brancos) em comparação aos dentes de outras pessoas.
Para entendermos melhor vamos dividir em duas categorias: defeitos genéticos e características dos dentes.
A Dentinogênese Imperfeita (1) e a Amelogênese Imperfeita (2), por exemplo, são dois defeitos genéticos que fazem com que os dentes se desenvolvam de forma inadequada e levam a descoloração, além de tornarem os dentes frágeis, manchados e porosos.
Outro fator genético está relacionado as características dos dentes, ou seja, as estruturas que formam nossos dentes.
Complicado? Vou explicar:
Pense em um bolo (gostoso de preferência), agora veja esta foto.
O dente é bastante parecido com o bolo:
- Cobertura do bolo: Esmalte
- Massa do bolo: Dentina
- Recheio do bolo: Polpa
Um fato interessante é que cada parte do dente tem características próprias que podem também influenciar na cor. O fenômeno da cor dos dentes é um tema um tanto complexo, (pretendo escrever um artigo mais pra frente sobre isso) por este motivo vou apenas dar alguns exemplos.
O esmalte, camada mais externa do dente, pode ter espessura variável, além de ser translúcido (permite a passagem de luz). Ou seja, se você tem esmalte fino, a verdadeira cor de sua dentina, naturalmente amarelada, vai brilhar e em casos de esmaltes espessos a cor da dentina influenciará menos.
Outro exemplo é em casos de dentes com polpa morta ou com canal tratado, a polpa não realiza mais a sua função de nutrir o dente, e muitas vezes os dentes acabam ficando escurecidos.
Você já percebeu quando alguém sorri e o incisivo central (dente da frente), apenas ele, está mais escuro que o dente lado? Provavelmente ele tem problemas na polpa.
2. Comidas e bebidas
Esta não é uma chamada da revista Veja, e nem uma lista dos melhores restaurantes…😄😄😄😄😄
Em segundo lugar em nossa lista segue a influência dos alimentos e bebidas, ou melhor, dos pigmentos presentes neles.
Os pigmentos podem aderir na superfície do esmalte e ao longo do tempo a ação destes pigmentos provocam o amarelamento e o escurecimentos dos dentes.
Conheça a lista dos 10 Alimentos que podem manchar os dentes. Clique Aqui
Alimentos e bebidas ácidas podem piorar as coisas, porque eles podem provocar a erosão do esmalte tornando mais fácil para os pigmentos se prenderem aos dentes. O tanino, um composto amargo encontrado no vinho e chá, também ajudam os pigmentos se anexarem ao dente.
3. Medicamentos
As manchas intrínsecas ocorrem dentro do dente, atingindo a dentina.
Numerosos medicamentos podem causar manchas intrínsecas.
Crianças que tomam os antibióticos tetraciclina (3) e doxiciclina enquanto seus dentes ainda estão em desenvolvimento (antes dos 8 anos de idade), podem ficar com os seus dentes amarelados.
Durante a idade adulta, a clorexidina (4), um anti-séptico usado na lavagem bucal com prescrição médica para tratar a gengivite, pode causar descolorações, em casos de uso prolongado (superior a 10 dias). Da mesma forma, a minociclina, um derivado da tetraciclina, mancha os dentes.
A quimioterapia direcionada para a cabeça e pescoço e drogas de quimioterapia também pode resultar em manchas intrínsecas. Mesmo as drogas relativamente comuns, tais como anti-histamínicos, anti-hipertensivos e antipsicóticos, podem amarelar os dentes.
Em áreas onde a água potável contém altos níveis de fluoreto natural, aumentam a oferta de flúor colaborando para a fluorose. O Flúor excessivo (5) não é bom para a cor dos dentes.
Uma dose muito alta pode causar pigmentação marrom, com manchas brancas e hipomineralização superficial, até o ponto em que o esmalte se torna muito poroso e altamente manchado.
4. Fumo
Você já deve estar cansado de saber que o fumo é prejudicial a saúde, que tem componentes potencialmente cancerígenos, pode causar problemas respiratório e etc….
Importante dizer também que além de causar manchas amarelas nos dentes, a fumaça do cigarro pode alterar a estrutura do esmalte e da camada que fica logo abaixo dela, a dentina. (5)
Enfim, fumar expõe você a vários riscos.
Entretanto, muitos querem parar de fumar mas não consegue. Se você está lendo este artigo e está no processo para parar de fumar, quero te encorajar a continuar e dizer que é possível resolver os problemas do manchamento de dentes causado pelo fumo.
5. Higiene Ruim
Isto mesmo, a 5 causa é a má higiene. Muitos pacientes não tem dentes mais brancos porque negligenciam uma boa escovação e visita periódica ao dentista.
Falar sobre higiene bucal nunca é de mais, até mesmo porque estamos cuidando da nossa saúde, principal bem que nós temos.
Na cavidade oral, o biofilme dentário (placa bacteriana) é o responsável por duas das doenças mais prevalentes na população brasileira: a cárie dental e a doença periodontal. (6)
A melhor forma de remover a sujeira dos dentes é usando escova, pasta de dentes e fio dental.
Pessoas que tem higiene ruim, além de desenvolverem doenças bucais, acabam por acumular mais sujeira na superfície dos dentes, provocando a alteração de cor da estrutura dentária.
Manter visitas regulares ao dentista, a cada 06 meses, ajuda a prevenir doenças bucais.
6. Envelhecimento
Os nossos dentes também envelhecem…
Com o passar dos anos alguns fenômenos atingem os nossos dentes: trincas, desgastes, fraturas, alteração de cor e textura.
O fenômeno que acontece com os dentes envelhecidos é parecido com a erosão ácida: a exposição a alimentos e ciclos mastigatórios durante a vida, deixam o esmalte menos espesso, mostrando mais a estrutura dentinária.
A dentina envelhecida (massa do bolo) tem tons, amarelo, cinza e marrom, então a cor que será refletida estará relacionada a cor da dentina. É claro que isto é variável entre as pessoas.
Como resolver os problemas dos dentes amarelados?
Para resolver os problemas dos dentes amarelados são necessários 3 simples passos:
- Origem do Manchamento
- Avaliação da cor dos dentes
- Indicação do tratamento
1. Origem do manchamento
Após uma avaliação criteriosa o dentista verificará qual a origem do manchamento dos dentes.
Descobrir o diagnóstico é fundamental para oferecer o correto tratamento. Não da para propor uma limpeza para pacientes com dentes manchados por tetraciclina.
Vimos acima, que o dente pode ter várias origem de manchamento (extrínseco e intrínseco), genético e etc. Ademais, um paciente pode ter vários fatores agindo ao mesmo tempo: idade, fumo e alimentação ácida.
2. Avaliação da cor dos dentes
Para definir a cor dos dentes o dentista usa uma escala de cores: uma placa de dentes artificiais com uma paleta variada de cores.
Depois da escolha da cor, é necessário fazer o registro através da fotografia. Na odontologia moderna é imprescindível o uso das fotografias seja para registro de cor, documentação ou planejamento.
Posteriormente, se faz necessário fechar um diagnóstico. Nesta fase o dentista já fez a avaliação clínica, olhou a origem do manchamento, além de registrar a cor dos dentes. Portanto, com o diagnóstico em mãos, podemos então conhecer o 3 passo.
3. Indicação do tratamento
Sabe qual o tratamento mais indicado para melhorar o amarelado dos dentes?
Clareamento Dental
Com certeza é o tratamento que a maioria pensou como alternativa para dentes mais brancos.
Como disse anteriormente, tudo vai depender da origem do manchamento. A grande maioria dos casos podem ser resolvidos com o tratamento de clareamento dental.
Falando em clareamento:
Você quer conhecer o guia definitivo do clareamento dental? Clique Aqui.
Microabrasão
Outro possível tratamento pra remover manchas nos dentes é a microabrasão. Este tratamento é indicado para manchas esbranquiçadas e superficiais, ele consiste em realizar um “peeling” nos dentes.
https://www.youtube.com/watch?v=Zwkp5MBa9X8
Uma pasta abrasiva e ácida é aplicada sobre a superfície das manchas, então através de pequenos movimentos de fricção o produto começa a agir. Depois de alguns minutos o produto é removido e os dentes são polidos. Podem ser necessárias 2 ou mais sessões para alcançar o resultado desejado.
Em casos com a correta indicação, a microabrasão é bastante efetiva, dando um resultado estético importante.
Raspagem e Profilaxia
Este procedimento é um dos mais importantes realizados nos consultórios dentários, primeiro porque traz saúde gengival aos pacientes, além de proporcionar dentes limpos e sem manchas.
Você percebe sua gengiva sangrando? Saiba que isto é um sinal de que as coisas não andam muito bem.
Por isso vou te indicar um artigo para você descobrir o motivo deste problema.
Porque minha gengiva sangra? Clique Aqui.
Vou te contar uma história…
Muitas vezes os pacientes após realizar procedimento de raspagem e limpeza dizem:
-Nossa, até parece que fiz clareamento.
Pois é, isto é muito frequente. Você já passou por isso?
Tenho convicção que visitar periodicamente o dentista só irá te trazer grandes benefícios, além de manter tudo em ordem. 😉
Reabilitação Estética
Não são todos os casos que podem ser resolvidos com clareamento e microabrasão. Em dentes muito escurecidos, frágeis ou com muitas restaurações é indicado outros tratamentos.
Pacientes que possuem alterações hereditárias que prejudicam o esmalte e dentina, por exemplo a amelogênese imperfeita, necessitam de tratamentos mais extensos que envolvem uma abordagem multidisciplincar.
Digo isto, porque além do problema da cor dos dentes, a estrutura dental fica frágil e porosa, e facilita muito o desenvolvimento de cárie, sensibilidade e desgaste.
Para casos assim, normalmente o paciente passa por uma reabilitação estética, tratamentos que visam devolver função e equilíbrio, melhorando a qualidade de vida.
A avaliação individualizada de cada caso poderá definir um plano de tratamento, mas normalmente envolve procedimentos com coroas e facetas de porcelana ou reabilitações em restaurações de resina.
Lente de contato dental e faceta de porcelana
Os pacientes estão cada vez mais exigentes e isto é notório no dia-a-dia de consultório e a demanda por procedimentos estéticos tem crescido muito.
O tratamento com facetas de porcelana é uma alternativa para dentes muito escurecidos ou com pouca estrutura dentária sadia porque dificilmente a lente de contato dental, devido a sua fina espessura, será capaz de mascarar a cor.
Em casos clássicos de pacientes com canal tratado, onde um dente é mais claro e o do lado é escuro, também pode ser indicado a faceta de porcelana, principalmente quando o clareamento interno não funciona para corrigir a coloração. Veja a foto:
Já a indicação para as lentes de contato dental devem ser para pacientes que precisam ajustar forma, cor, alinhamento e proporção. Entretanto, encontra sua limitação em dentes muito escurecidos.
Você tem dúvidas sobre o tratamento com lentes de contato dental? Então vou te indicar um Ebook super especial:
[Ebook] O guia definitivo sobre tudo o que você precisa saber sobre as Lentes de Contato Dental. Clique aqui!
Conclusão
Ao longo deste artigo você entendeu os verdadeiros motivos para você ter um sorriso amarelo. Porém, viu também que isto pode ser resolvido.
Alguns fatores podem ser facilmente controlados por você, mantendo uma boa higiene, hábitos mais saudáveis e visitando regularmente ao dentista.
É claro que em muitos casos são necessários a indicação de tratamentos específicos que dependem de uma avaliação criteriosa seguindo os 3 passos: origem do manchamento, avaliação da cor e indicação do tratamento.
Espero ter te ajudado, ainda quero te encorajar a resolver o seu problema e de uma vez por todas tirar sua vergonha ao sorrir. Entenda que hoje em dia temos várias alternativas, portanto, não deixe de procurar ajuda profissional.
A alegria de voltar a sorrir será muito recompensadora!
Gostou deste artigo? Ficou alguma dúvida? Estou a disposição para responder suas perguntas!
Grande abraço,
Lembre -se: Sorrir faz Bem!