Conheça 03 Benefícios da Prática Regular de Atividade Física.

Benefícios da Prática Regular de Atividade Física

A prática diária de atividade física é uma forma de retardar o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem buscando sensibilizar toda a população mundial quanto à necessidade emergencial de modificar o estilo de vida sedentário.

O indivíduo que pratica atividade física regularmente, obtém diversos benefícios físicos, sociais e psicológicos, melhorando sua qualidade de vida.

1. Treinando e fortalecendo seu sistema imunológico

Através de diversos estudos científicos, hoje sabemos da enorme influência da prática de exercícios físicos na condição geral de saúde e na qualidade de vida.

Esses benefícios constituem-se no resultado das adaptações dos sistemas respiratório, cardiovascular, endócrino, digestivo, e do próprio músculo esquelético, decorrentes de hábitos de vida que incorporam a atividade física regular.

Essas adaptações previnem doenças?

Com certeza sim.

À medida que o nosso organismo melhora sua capacidade funcional, nós adquirimos maior reserva energética, passamos a tolerar melhor o desgaste físico diário e diminuímos o “stress” causado pela influência dos diversos agentes do meio em que vivemos.

Esse é um mecanismo capaz de prevenir grande parte das doenças mais comuns nos grandes centros urbanos, como a esclerose das artérias, o aumento do colesterol, hipertensão, diabetes, ansiedade, e outras doenças crônicas. 

2. Melhore seu Sistema Muscular

Embora o exercício proporcione benefícios para todos os sistemas do corpo, o principal benefício do treinamento regular é sentido pelo sistema muscular.

Os músculos são responsáveis por realizar todos os movimentos corporais, eles são responsáveis por ligar o sistema nervoso com o sistema esquelético.

Um dos principais benefícios do exercício é a capacidade de aumentar a utilização muscular. Operando sob o lema de “use-o ou perca-o”, a negligência do uso muscular resulta em atrofia no músculo e nas vias nervosas subjacentes que o ativam.

Você deve ter notado que quanto mais você pratica atividades físicas, mais você pode “sentir” o trabalho muscular. Este é um exemplo do aumento da conexão “mente-músculo” que se torna possível através da formação regular.

O aumento da capacidade de utilização muscular lhe trará muitos benéficos na realização das atividades diárias como: trabalho, atividades domésticas e atividades de lazer, além das mudanças físicas.

As mudanças físicas contribuem nos fatores psicológicos e sociais como melhora da autoestima e combate a ansiedade e depressão.

3. Praticar atividades físicas faz bem a mente

Praticar exercícios físicos com regularidade faz bem à saúde e principalmente a mente!

Movimentar o corpo também aumenta a autoestima.

As atividades físicas são um recurso importante para manter o equilíbrio emocional.

De acordo com o psiquiatra Maurício Lima, os efeitos psicológicos são grandes. Alivia o estresse, melhora a memória, diminui a insegurança e a ansiedade.

“Praticar exercícios, por si só, é excelente para a saúde do organismo, mas os ganhos de quem deixa o sedentarismo são maiores ainda e geram impactos não só na estética e no bem-estar físico. O sistema nervoso também lucra”.

A saúde melhora e os benefícios se expandem para o restante do corpo. Ao praticar exercícios físicos o fluxo sanguíneo no cérebro aumenta,  consequentemente os níveis de substâncias que aumentam a sensação de bem-estar cresce, aumentando a capacidade de lidar com problemas, por exemplo, a insônia.

Recuperar a autoestima fica mais fácil. O indivíduo pode extrair uma série de ganhos pessoais e aumentar a qualidade de vida.

A prática regular de exercícios  pode auxiliar uma pessoa a resolver diferentes tipo de problemas emocionais.

  • A dificuldade de se relacionar com outras pessoas, por exemplo, pode ser combatida com atividades em equipe.
  • A falta de confiança em si mesmo diminui com exercícios que exigem desafios.
  • Os problemas de auto estima, como se sentir preterido por estar acima do peso, pode ser reduzido com o aumento do gasto de calorias e consequentemente a diminuição de peso corporal.

Para manter o corpo bem condicionado e a mente mais saudável e alerta, os exercícios aeróbicos (andar de bicicleta, correr, nadar, caminhar e dançar) são os mais recomendados.

Se você não sabe como começar a praticar exercícios ou tem dúvidas sobre a realização de atividades físicas procure um profissional capacitado, ele ira lhe indicar a melhor atividade a ser realizada e o nível de atividade proporcional ao seu condicionamento físico.

Referências

– Fisiologia do Exercício, sexta edição Editora Guanabara

– http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs385/en/

– Gleeson M. Immune function in sport and exercise. J Appl Physiol 2007103(2):693-699.

– http://www.nytimes.com/health/guides/specialtopic/physical-activity/exercise’s-effects-on-bones-and-muscles.html

    Write a comment