10 Características do Sorriso Perfeito (a 8ª é minha preferida)

Ter uma aparência agradável, um corpo escultural e um sorriso bonito tornou-se uma obsessão no século XXI.

É bem verdade que existe um exagero nesta busca incessante pela beleza, mas o inverso também é real, a ausência de cuidado e zelo pelo próprio corpo.

Existem insatisfações e elas são verdadeiras. Pessoas tem vergonha de sorrir, não gostam da aparência e formato dos dentes, chegando até a evitar o convívio social.

O objetivo deste post é mostrar 10 características que fazem um lindo sorriso.

Existe Sorriso Perfeito?

O padrão de beleza é muito variável e depende de muitos fatores: sociais, culturais e pessoais. E pode-se afirmar o mesmo para o sorriso, por exemplo: antigamente possuir dentes de ouro era sinal de poder, luxo e nobreza.

Pense: Qual seria sua reação ao ver um sorriso dourado?

Estranho não é verdade? É lógico que atualmente ter dentes de ouro não é mais comum.

Um lindo sorriso muitas vezes depende apenas de uma boa gargalhada. Mas tecnicamente é possível avaliar características que tornam um sorriso agradável e com boa aparência. O objetivo deste artigo é explicar de forma simples e clara essas características.

1. Cor

Normalmente os pacientes tem particularidades e objetivos diferentes sobre um tratamento. Mas parece ser unânime o gosto por um sorriso mais branco.

Dentes mais brancos é a característica mais buscada pelos pacientes. Isto pode ser facilmente comprovado pelo número crescente de procedimentos estéticos: lente de contato dental, clareamento, facetas de porcelana e reabilitações estéticas.

É claro que as vezes existe até um certo exagero na escolha da cor dos dentes para um tratamento estético.  Alguns pacientes e dentistas buscam como resultado um sorriso super branco, parecendo até antinatural.

Mas afinal, existe cor ideal para os dentes?

Escolher a cor dos dentes não é como escolher um lápis de cor, é um pouco mais complexo. Os dentes são formados pelo matizcroma e valor.

  • matiz – é a cor base do dente que deriva do corpo dentinário, presente em sua estrutura interna, ou seja é a cor do dente.
  • croma –  é a saturação da cor do dente, define se é mais escuro ou mais claro.
  • valor – define o grau de luminosidade da cor, ou seja a quantidade de branco e preto em cada cor.

Para facilitar a identificação das cores o dentista usa escala de cores que abrange as características citadas acima. Saber definir a cor ajuda a comunicação entre pacientes e dentistas. Hoje já existe escala para dentes clareados que simula a cor de dentes mais brancos.

A escolha da cor ideal deve ser a que te agrada, respeitando a naturalidade do sorriso.

2. Forma

A percepção de cor é muito mais comum pelos pacientes do que a forma.

Para explicar sobre a forma vou falar um pouco sobre proporção áurea:

Proporção áurea é uma constante real algébrica irracional e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618.

Na matemática, em pinturas, arquiteturas, figuras geométricas e na natureza é muito comum encontrar essa proporção.

Mas o que isso tem a ver com dente?

Pois é, por incrível que pareça os nossos dentes seguem a proporção áurea, veja a foto a seguir:

Segundo o conceito da proporção se somarmos  1,6 + 1 : 1,6 = 1,618

Para muitos estudiosos a proporção áurea pode ser traduzida em perfeição.

Na Odontologia existem maneiras de diagnosticar a proporção entre os dentes, e isto pode ser feito através do Planejamento Digital do Sorriso ou através de instrumentais específicos, como o compasso de proporção áurea e o medidor de proporcionalidade Chu.

O formato dos dentes podem ser variáveis: arredondados, quadrados, alongados, ovalados e triangulares. Podem até existir outras variações de formato, porém o ideal para um belo sorriso é atingir a proporcionalidade entre largura e altura entre os dentes anteriores.

Quer conhecer mais sobre Planejamento Digital do Sorriso? Clique Aqui

3. Textura

A textura dos dentes é determinada por fatores anatômicos. A textura superficial no esmalte possui características relacionadas com sua formação e tem muitas variações entre pessoas. Em casos de pacientes que precisam restaurar ou repor dentes cariados, perdidos, ou desgastados será necessário reproduzir características anatômicas para trazer naturalidade ao resultado.

Dentes jovens apresentam maior intensidade de texturas, muitas irregularidades e linhas de crescimento.

Dentes de meia idade exibem uma textura média, mostrando pequenas irregularidades, com poucas linhas de crescimento horizontal e algumas linhas verticais.

Dentes de idosos possuem textura suave com uma superfície muito lisa, sem linhas horizontais de crescimento, sem ou com poucas linhas verticais e algumas trincas.

Os dentes tendem a perder sua textura ao longo da vida devido ao desgaste do esmalte pela atividade fisiológica, ação da escovação por abrasivos presentes nos dentifrícios (paste de dente), alimentação ácida e bruxismo.

4. Posição e Alinhamento

O posicionamento final dos dentes é obtido após o processo de erupção e nem sempre eles ficam alinhados ou no posicionamento ideal.

Dentes alinhados e bem posicionados ajudam a compor a harmonia estética do sorriso.

Os dentes tortos e os problemas de mordida têm sua origem tanto em fatores hereditários como em fatores ambientais. Os fatores hereditários respondem inclusive pelo apinhamento dentário (dentes encavalados), diademas (grandes espaços entre os dentes) e más oclusões (problemas de mordida). O posicionamento ruim dos dentes pode estar atrelado a hábitos parafuncionais (chupar o dedo ou chupeta) além de problemas nas arcadas decorrente de acidentes.

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia responsável por cuidar de casos em que são diagnosticados problemas de posicionamento e alinhamento de dentes.

Conheça mais sobre Ortodontia Estética. Clique Aqui.

5. Sorriso gengival

O sorriso gengival pode ser definido pela quantidade de exposição da gengiva ao sorrir. Existem diferentes causas que resultam no sorriso gengival.

  • excesso vertical maxilar (osso onde se fixam os dentes superiores);
  • protrusão dentoalveolar superior (excesso do volume osséo dos dentes superiores);
  • extrusão e/ou erupção passiva alterada dos dentes; (dentes pequenos)
  • hiperatividade dos músculos elevadores do lábio superior (músculo sobe mais do que o normal ao sorrir).

tratamento para o sorriso gengival vai depender do correto diagnóstico da causa. Para a resolução dos casos podem ser realizadas cirurgia para o aumento da exposição dos dentes, aplicação de botox, ortodontia (uso de aparelho) e até mesmo cirurgia ortognática ( indicada para correção de excesso vertical da maxila).

Mas qual é o ideal de exposição de gengiva ao sorrir?

Segundo pesquisa realizada por Kokich Jr, somente ao atingir 4mm de exposição gengival o sorriso é considerado antiestético, tanto por dentistas clínicos como pelo público leigo. Para os ortodontistas, mais exigentes, 2mm de exposição gengival ao sorrir são suficientes para comprometer a harmonia do sorriso.

6. Posicionamento dos lábios

Você já reparou que algumas pessoas sorriem e não aparecem os dentes?

Então, a dinâmica muscular interfere no posicionamento dos lábios. Temos 03 tipos de linhas de sorriso que é delimitada pelo posicionamento do lábio superior:

  • Linha alta do sorriso
  • Linha média do sorriso
  • Linha baixa do sorriso

linha alta de sorriso resulta em um sorriso gengival com um aspecto estético ruim. Como mencionado no tópico acima existe tratamento para minimizar a exposição excessiva de gengiva.

linha média do sorriso é considerada ideal, porque apresenta a exposição correta de gengiva e dentes.

linha baixa do sorriso não é uma condição ideal, porque a exposição dos dentes é menor.

Outro fator importante é a interação do plano oclusal (área de contato entre os dentes superiores e inferiores) em relação ao lábio inferior.

No sorriso perfeito o plano oclusal deve seguir paralelamente ao lábio inferior e a borda dos incisivos centrais deve tocar levemente o lábio.

Quando o plano oclusal é reto em relação ao lábio inferior, a borda dos incisivos fica aquém do lábio. Outro caso é quando a borda do incisivo fica muito aquém do lábio inferior, neste caso o plano oclusal fica convexo (arqueado) e compromete a estética do sorriso.

Veja a foto abaixo:

7. Zênite gengival

O zênite é o ponto mais apical do contorno gengival, e nos dentes superiores, está localizado mais distalmente que o eixo central do dente.

Calma…

Vou explicar: na foto abaixo os zênites estão marcados com a bola branca, ela está posicionada no ponto mais alto do contorno gengival, e normalmente o zênite não coincide com o eixo central do dente ( linha branca vertical).

A determinação do zênite gengival ajuda a definir o contorno gengival ideal. O contorno deve ter o zênite gengival do incisivo central acima do lateral e deve coincidir com o canino. No caso da foto o zênite do canino esta ligeiramente abaixo do lateral.
É claro que esse tipo de análise a primeira vista parece ser muito específico. Contudo, em casos de reabilitações estéticas essa referência é muito importante para um resultado satisfatório.
A correção do zênite pode ser feita através de cirurgia periodontal, onde retira-se o excesso de gengiva ou enxerto de tecido nos casos onde precisa repor a gengiva perdida.

8. Saúde gengival

Talvez você pensou que um belo sorriso dependesse apenas de belos dentes. Mas não é verdade!

Colocaria a número 8 como a mais importante das características, porém é a que menos aparece na foto do sorriso perfeito.

Você já ouviu falar que casa construída sobre alicerce ruim não resiste muito tempo? A gengiva e o periodonto são os responsáveis pela proteção e sustentação dos dentes. O descuido com a gengiva se evidencia em pequenos sangramentos, normalmente percebido durante a escovação.

Quer saber por que a gengiva sangra? Clique Aqui

A evolução das doenças gengivais são lentas e indolores, porém suas sequelas são irreversíveis e comprometem os resultados dos tratamentos estéticos.

Não deixe de se preocupar com o bem mais precioso que temos: nossa saúde.

A gengiva saudável tem papel fundamental no sorriso perfeito.

9. Linha média

linha média ideal deve estar posicionada entre os incisivos centrais (linha imaginária entre os dentes da frente) e centralizada na face dividindo simetricamente entre lado direito e esquerdo.

Descubra a sua linha média: Pegue um fio dental, e corte um pedaço de 30 cm, posicione no centro da testa segurando com o dedo indicador, passe pelo centro do nariz e finalize segurando com o polegar no centro do queixo. Agora você deve sorrir em frente ao espelho e ver se a linha do fio dental coincide com a linha entre os incisivos centrais.

Quando a linha média facial ( linha do fio dental) se justapõe com a linha interincisiva é classificada como coincidente.

A linha média pode estar deslocada para direita ou esquerda, refletindo em um sorriso com aspecto “torto”.

Essa assimetria causa um grande desconforto visual. E quem tem o desvio da linha média normalmente sabe que tem, principalmente quem é perfeccionista.

O tratamento mais indicado é a ortodontia para melhorar a disposição dos dentes, devolvendo a simetria.

10. Personalidade do sorriso

Você sabia que através de características do sorriso podemos diferenciar homens, mulheres, jovens, adultos e idosos? E mais, alguns aspectos do sorriso podem influenciar  na atratividade das pessoas?

Como pode isso?

Durante o artigo foram descritos várias características de um sorriso perfeito. A perfeição ou a beleza não precisa ser necessariamente uma cópia fiel de um modelo ou padrão. A personalidade de cada sorriso pode ser a “cereja do bolo” e esta pode vir de pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Por exemplo, em mulheres é normal as bordas dos dentes serem mais arredondados com contornos ovalados, enquanto que nos homens tem um aspecto mais quadrado e caninos pontiagudos.

A personalidade do sorriso muitas vezes é imperceptível para as pessoas, porém tem um efeito estético importante, podemos comparar, por exemplo, a presença de uma covinha no rosto, um detalhe que faz diferença.

Em um estudo realizado por Shaw et al., em 1985  avaliou se a aparência dos dentes influenciava na atratividade das pessoas. Ele concluiu que uma aparência normal pode levar a julgamentos socialmente mais favoráveis.

Hoje já é possível através do Planejamento Digital do Sorriso avaliar várias dessas características, e inclusive realizar personalizações que provocam mudanças incríveis.

Conclusão

Durante o artigo foi abordado vários características de um sorriso perfeito. É importante salientar que existem vários outros fatores, porém o objetivo foi elencar apenas 10. A beleza de um sorriso não está apenas relacionada a critérios técnicos, diversos fatores subjetivos fazem parte também.

Talvez você esteja bem próximo de um belo sorriso ou do sorriso perfeito. Entretanto, se em seu caso o sorriso não está muito legal, saiba que com tratamentos estéticos aliado a um bom planejamento podemos alcançar resultados surpreendentes.

Por fim, atingir a naturalidade é a melhor forma de tentar imitar a natureza e é esse resultado que buscamos atingir para os nossos pacientes.

Grande abraço,

Lembre-se: Sorrir Faz Bem!

P.S: Deixa suas dúvidas nos comentários abaixo, terei o maior prazer de te responder.

Referências

Kokich VG, Nappen DL, Shapiro PA. Gingival contour and clinical crown length: their effect on the esthetic appearance of maxillary anterior teeth. Am J Orthod. 1984 Aug;86(2):89-94.

SHAW, W.C.; RESS, G.; DAWE, M.; CHARLES, C.R. The influence of dentofacial appearance on social attractiveness of young adults. Am. J. Orthod., St. Louis, v.87, n. 1, p 21-26, Jan. 1985.

MACHADO A.W. et al; 10 commandments of símile esthetics. Dental Press J. Orthod. vol.19 no.4 Maringá July/Aug. 2014

    Write a comment